quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Memórias de um Carioca : Botafogo campeão brasileiro de 1995.

  




O memórias de um carioca desse mês irá recordar a final do campeonato brasileiro de 1995, vencido pelo Botafogo.

Os 24 clubes que participaram daquele campeonato foram divididos em duas chaves, cada chave com 12 times.Na primeira etapa (11 rodadas), os jogos foram apenas dentro de cada chave. Na segunda etapa (12 rodadas), os clubes da chave A enfrentam os da chave B. Classificaram-se para a Fase Final apenas os vencedores de cada chave em cada etapa.

Já na fase final era sistema eliminatório, com jogos em ida e volta, cabendo a vantagem do duplo empate aos clubes com melhor campanha.


  As semifinais daquele ano foi decidida entre Botafogo x Cruzeiro e Santos x Fluminense.
 O Glorioso passou pelo Cruzeiro e chegou a final e o time da Vila pelo Fluminense. Estava formada a grande decisão, Santos de Pelé e Botafogo de Garrincha.

A final foi disputada em dois jogos, o primeiro foi no Maracanã, e o segundo no Pacaembu.

O primeiro jogo teve a prenseça de quase 54 mil pessoas. O Glorioso começou bem,  aos dezoito minutos da etapa inicial Wilson Gottardo abriu o placar no maior do mundo, logo mais tarde o Santos empataria com Giovanni, mais quem tem Túlio Maravilha tem gol, aos 44 minutos ele decretava a vitória do Alvinegro carioca.

O segundo jogo foi o mais polêmico, o juiz Márcio Resende apitou a partida com lances irregulares, tanto do Santos como do Botafogo.

Deixando os erros de lado e falando de futebol, o Glorioso ficou mais próximo do titulo quando  Túlio Maravilha abriu o placar aos vinte quatro do primeiro tempo no Pacaembu, na segunda etapa o Santos pressionou muito o time carioca e conseguiu o gol de empate, Marcelo Passos abriu o placar para o Peixe logo no começo da etapa complementar. Mais o Glorioso lutou mostrando garra e coragem. O resultado disso foi a consagração no final da partida, Botafogo campeão Brasileiro de 1995.

 

12 comentários:

Fernando Gonzaga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Gonzaga disse...

é meu amigo Michel...

sem dúvida nenhuma esta é a melhor recordação que eu tenho do glorioso...ainda garoto, eu vibrei, pulei e gritei até não aguentar mais....só de ver estas imagens até me arrepio de emoção...precisamos conquistar mais títulos como este, para deixar de viver só do passado...

abraço!!!

Blog do Vascão disse...

Parabéns aos amigos botafoguenses, foi um título merecido e conquistado pelo melhor time daquele ano, apesar de ter alguns amigos que discordão.
Abraço
Jeferson

Gremista Fanático disse...

A torcida botafoguense teve nesse titulo ai um grande orgulho em sua historia recente, e aguarda ansiosamente a repetição de tal feito, voce disse Santos e Botafogo de Pelé e Garrincha e poderia dizer tambem de Giovani e Tulio que fizeram um grande campeonato em 95, valeu Michel, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Impasse Livre disse...

Olha, muito bom esse quadro! parabéns, porque são das memórias passadas que se constróem o futuro e as glórias do futebol carioca tem que ser preservadas e rememoradas sempre. E respeitadas. Os paulistas forçam com a onda de que botafogo levou na mão grande, copmo o vasco com o Cruzeiro, mas os fatos já foram desmitificados devidamente(o do Vasco , no Supervasco terça-feira). excelente post.Depois, se der me diga lá no MFC, sua opinião sobre segredos e lendas do Rock and Roll, ok? abraços, leandro

Zêro Blue disse...

No meu caso específico as recordações não são lá muito boas, hehe.

Wilson Oliveira disse...

Post sobre fatos antigos são muito bons para a gente sempre manter viva as recordações do futebol.

Principalmente esse ano, que foi o auge do time botafoguense nos últimos tempos.

O Brasileirão de 95 foi o primeiro que acompanhei. Foi interessante ver a final. Lembro que o Giovanni tinha cabelo vermelho e eu, como uma criança boba, achei aquilo legal e torci pro Santos por causa disso. Hahaha

Abraços!

Bryan Clem disse...

Também concordo com o fato de que o Botafogo era o melhor time da temporada, portanto, título mais do que justo.

Claudio Henrique disse...

Me dá uma dor na alma lembrar disso. Aquele juíz.... Fazer o que né! Legal o quadro, mas essa final nenhum santista engole até hoje.


Abraços

Anónimo disse...

Lembro-me muito bem desse título do Botafogo, apesar da pouca idade na época. Partida bastante polêmica, mas creio que o titulo fora incontestável em ficou em boas mãos.

Uelton Gomes disse...

O Santos não esquece desse título, o Marcio Resende deveria se aposentar ali, mas resolveu 10 anos depois metar a mão no time do Chororado, para depois se aposentar.

Abraços

AF Sturt Silva disse...

Bons tempos aqueles para a torcida alvinegra.
Abraços...