sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Memórias de um carioca.


O futebol e os cariocas apresenta seu mais novo quadro, Memórias de um Carioca. A partir desse mês o blog irá relembrar jogos que ficaram na lembrança e na vida de cada torcedor carioca.

Nem todos os jogos serão finais de campeonatos, mas tenho certeza que as partidas que passarem por aqui estarão na memória de cada um.

 FINAL DA COPA MERCOSUL, PALMEIRAS 3 X 4 VASCO EM 2000.

Irei começar esse quadro com uma das mais surpreendentes viradas de todo o futebol. E quando falamos de virada, falamos de Vasco da Gama.

Final da Copa Mercosul de 2000, um jogo que nunca mais sairá da memória dos torcedores vascainos.Para mim foi o jogo que mais me arrepiou em todos que já vi.

Foram 3 jogos que decidiram o vencedor da Copa, o primeiro o time da cruz de malta venceu por dois a zero, o segundo o Palmeiras igualou vencendo o Vasco por um a zero, como naquele campeonato não tinha desempate por gols fora de casa os dois times fizeram um terceiro e último jogo que carimbaria de vez o campeão.

O jogo começou bem equilibrado, mas aos 37, 38 e 45 minutos do primeiro tempo o Palmeiras meteu de uma vez logo três a zero, com gols de Arce, Magrão e Tuta o alviverde terminava o primeiro tempo com práticamente as duas mãos na taça.

Nem os mais otimistas dos Vascaínos acreditariam sequer num empate quanto mais uma vitória de virada em apenas 45 minutos, numa final contra o Palmeiras no Palestra Itália. É meus amigos, mas estamos falando do time da virada, Vasco da  Gama.

Aos 14 minutos do segundo tempo começa a reação vascaína, Romário de pênalti faz diminuir o placar, logo mais tarde Juninho Paulista faz o segundo para o Vasco e o que parecia impossivel iria se tornando viável.
O Palmeiras diminuiu a pressão vascaína e até aos 40 do segundo tempo tudo estavá conforme o esperado.
Mas aí que entra o Baixinho em cena, Romário que já tinha feito seu primeiro gol na partida fez mais um, aos 41 ele empata a partida para o desespero de toda torcida palmeirense.

Pronto, já estava de bom tamanho um time desacreditado perdendo de três a zero empatar numa final, por mais que fosse o resultado negativo o time da colina iria voltar como herói.
Mas o Vasco é o time da virada e o empate não bastava para os vascaínos, aos 48 do segundo tempo o Vasco da Gama vira a partida com o terceiro gol do baixinho Romário e se consagra campeão da Copa Mercosul.

Imagine um time ao término do primeiro tempo está com uma desvantagem de três gols de diferença e no segundo tempo da a volta por cima e vira a partida se consagrando campeão na casa do adversário.
Os torcedores Vascaínos tiveram o prazer de sentir essa emoção que poucos ou quase ninguém sentiu.

O Video tem apenas o ultimo gol do Vasco, numa narração especial para todos os torcedores, principalmente torcedores vascaínos, mostrando que a vida muda de minuto a minuto.

Muito boa a narração, me arrepio toda vez que escuto vale a pena conferir :






Narração de Luís Penido.

27 comentários:

André (Deco) disse...

Sensacional !!! Uma das ( se não a mais) viradas mais maravilhosas do mundo!! E ainda contra o Time da Turiassú ?? Maravilhoso!!! hehehehehe!!! Assisti o jogo todo, e quando o time de verde fez 3x0, pensei: Acabou! Depois, bom, depois foi o que sabemos!!! rsrsrs

AF Sturt Silva disse...

E esse jogo foi uma verdadeira "revolução dentro de campo".Eb e exemplo a ser seguido!
O Penido apessar dele ser vascaino,acho ele é um cara fera para narar, principalmente para levar os torcedores a emoção...

Claudio Henrique disse...

Não sou carioca, mas saudade dos tempos de glória do futebol do Rio de Janeiro.


Abraços

Michel Farias disse...

AF STURT


Por incrivel que pareça o Penido não é vascaíno, ele é Botafoguense

Wilson Oliveira disse...

Verdade, o Penido é botafoguense...

E isso mostra como ele é BOM! Traz emoção mesmo nao sendo o time dele, e leva emoção pra mim mesmo o Vasco nao sendo meu time.

Nessas horas a gente esquece a rivalidade e apenas fica em estado de choque, vendo do que o futebol é capaz. Impressionante!

Michel, EXCELENTE QUADRO! TUDO A VER COM O SEU BLOG! PARABENS!!!

Posso sugerir o proximo post? Queria que vc falasse do Tri campeonato carioca do Flamengo em 2001 com gol de falta do Pet aos 48 do segundo tempo. Já é?

Abração, brother!

Wilson Oliveira disse...

** Entrevista com Peixe

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Anna Flávia disse...

'O Vasco é o time da virada / O Vasco é o time do amor'.

Vai ser legal relembrar. :)

Beijo!

André (Deco) disse...

Pet aos 48, coma torcida do Vasco gritando é Campeão??rsrs Também quero!!!! hehehe!!! Abraço Brou!

Fernando Gonzaga disse...

não sou vascaíno, mas esta foi a maior virada que eu vi em toda minha vida....um jogo magistral...

abraço!!

Bryan Clem disse...

Sensacional, espetacular, parabéns pela postagem, pois esse foi realmente um marco na história do futebol mundial. E que foi coroado com uma narração espetacular de Luis Penedo.

Grande abraço!

Saulo disse...

Eu era pequeno, mas me lembro desse jogo e foi fantástico, incrível e muito emocionante. Foi um jogaço e o Vasco tinha uma bela equipe e mereceu mesmo o título.

Ha, muito bom o seu quadro. Seu blog tá maneiro, heim. Percebo que até aumentou a participação dos blogueiros.

saulobotafogo.blogspot.com

AF Sturt Silva disse...

O Michel, foi bom esclarecer mesmo,eu acreditava que ele era vascaino.Lembro que equipe de esportes da radio tupi é toda vascaina ou era.
ABS!

AF Sturt Silva disse...

* ou melhor a moioria né!

_Vascao_ disse...

Foi o melhor jogo de todos os tempos, a maior virada de todos os tempos, não existe no mundo, "até que me provem do contrário", outro jogo com essa importância, final de um campeonato internacional, com 7 gols, sendo os dois times com elencos de "seleção" e um consegue abrir 3 a 0 no 1º tempo, e o outro consegue uma virada espetacular marcando 4 gols no 2º tempo, e o jogo sendo no campo do adversário e com a torcida a favor, nem o mais fanático Vascaíno imaginaria um final memorável deste, nem o mais descrente palmeirense imaginaria seu time perdendo este título desta forma. Fantástico.
Grande post, só poderia ser em um grande blog, parabéns.
Há quanto ao Penido da Tupi, ele além de ser um exelente profissional imparcial, é também de muito bom carater, e ele é Flamenguista, já o vi falar.
Abraço
Jeferson

Gremista Fanático disse...

Michel muito boa sua lembrança desse jogo, com certeza uma das maiores viradas da historia do futebol, perdendo de 3x0 fora de casa e conseguir virar, realmente um milagre que na minha opinião só perde para a Batalha dos Aflitos onde o Grêmio mesmo com 2 penaltis contra e 4 jogadores a menos venceu por 1x0, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Zêro Blue disse...

É um feito pra encher mesmo de orgulho qualquer torcedor. Realmente emocionante.

roque disse...

Michel,muito bem lembrado! De forma sutil vc abordou um grande jogo do futebol brasileiro.Um marco. Depois dele ficou obsoleta a frase: "Estar ganhando por 2 a 0 não significa ter vencido o jogo".Abs!!!

Leo Fernandes disse...

Cara...foi um jogo q eu não assisti....
Pois eu já estava meio irritado, pois naquele ano o Vasco tinha ido a três finais e tinha perdido todas. Então fiquei no meu quarto com o som no último volume, com porta e janelas fechadas para não ouvir gritos...
De repente minha irmã entra no meu quarto e me avisa que o Vasco foi campeão. Gritei como um louco (pronto, eu confesso, sou vascaíno). No dia seguinte vi os gols da partida. Foi de arrepiar.
Valeu, Michel
Grande lembrança

Vinicius Grissi disse...

Este jogo foi incrível!!!
Uma das maiores viradas da história do futebol, sem dúvidas.

Como era bom esse time do Vasco...

Unknown disse...

Boa idéia de relembrar grandes momentos do futebol CArioca,existem muitos jogos incríveis como esse, que acabam caindo no esquecimento de muitos...

Abçoss

André (Deco) disse...

Vim ver de novo!!! HAHAHAHA !! Como me divirto!!!! rsrsrs

Jefferson freire disse...

Até hj tenho raiva do Palmeiras por permitir essa virada. Brincadeira. Mas prefiro me lembrar da virada do Flamengo sobre o Flu em 2004 pela semi-final do carioca. O Flamengo perdia por 3x1 até os 25 do 2º tempo. Aí virou para 4x3, com direito a gol do agora polonês Roger.

Abção

RCruz disse...

Toda vez que escuto esse gol eu me emociono. A narração do Luis Penido é algo que mexe com o coração da gente. Foi a virada mais linda que eu já assisiti em toda minha vida, nada se compara a esse jogo. A conquista da Copa Mercosul, com uma vitória de 4 a 3, de virada, na casa do adversário e com um jogador a menos, ficará marcada pra sempre na memória de todos os vascaínos.

Abçss e saudações vascaínas Michel!!

oPerna disse...

olha rapaz...
esse foi um dos melhores jogos que já ví,

lembro que um vizinho meu vascaíno, qunado o Palmeiras meteu o terceiro, ele gritou na janela que ia dormir, que já era sacanagem que não aguenteva mais, etc.

acabou que ele acordou com os gritos do quarto gol do vasco e ele perdeu um dos melhores jogos do time dele em toda a história do clube.

e tenho dito.

(apesar do post ser vascaíno...)
SRN

Unknown disse...

Atendendo à seu convite, pude conhecer um excelente blog, que à partir de agora acompanho.
Deseja fazer uma troca de links?
Aguardo retorno, saudações e sucesso.

www.vermelhodeluta.com

Fernando.

Uelton Gomes disse...

Que seleção tinha o Vasco, que jogaço bem lembrado... O baixinho estva infernal nesse dia.

Abraços

André Peixoto disse...

FAla aí Michel, como tu é chato (rs) mais mesmo com atraso não deixo de visitar os blogs dos amigos. Entende? Sobre o novo quadro gostaria de parabenizar, ficou muito bacana, teve uma boa idéia.
Fica uma sugestão para expandir daqui uns tempos jogos memoráveis no Brasil afora. Abraços.
André (Peixe) Do Blog ET.
http://esportetotalbh.blogspot.com/